
Hiltor Mombach é o decano da IVI.
É o mais veterano entre os ‘isentos vermelhos’ que militam há décadas pela IVI e que agora estão migrando, satisfeitos, para a condição de “não identificados“.
A nova designação merece ser reconhecida como um notável avanço ético, depois de tanto tempo de negacionismo absoluto sobre o fato de que a condição primária de torcedor pode, sim, interferir, ainda que involuntariamente, na condução das atividades profissionais de jornalistas, radialistas e comunicadores, em geral, da mídia dedicada ao futebol.
E, neste momento, há muitos indícios de que o Decano está prestes a se tornar um “identificado tardio”, seguindo o exemplo de Nando “Prancheta” Gross e outros menos cotados, como se pode ver nos inúmeros títulos recentes de suas postagens após o final do Charmosão-Raiz de 2025.

É uma “inacreditável agenda positiva”, como observado no perfil do blog na rede anteriormente chamada Twitter (@cornetadorw).
Some-se a isso uma dica do igualmente isento vermelho Flávio Dal Pizzol, ouvida outro dia no programa A Praça em Debate, da IVI da Orfanotrófio. Dal Pizzol declarou que um certo colega das antigas estava quase por se enrolar numa bandeira vermelha depois da final do campeonato estadual. O comentário de outro participante, endossado pelo autor da ironia, foi de que o “pessoal mais antigo tem maior dificuldade de se identificar“.

O Decano se superou nos títulos sobre a partida dessa quinta-feira pela Copa Libertadores, em Salvador.

Mombach atribuiu 3 pontos ganhos para o seu time do coração pelo empate em 1 a 1; atribuiu o nome da cidade da capital baiana ao goleiro do alvirrubro do Menino Deus e, para terminar, provocou lembranças do azul fascinado pelo vermelho, atualmente licenciado da IVI, Luiz “Tottenham” Zini Pires.
Ajudado por um título grandiloquente do jornalista Juca Kfouri, elevou a partida de 2a rodada do Brasileirão ao patamar de um match do campeonato inglês.
O que Juca Kfouri não deixou explícito, é se algum dos dois adversários estaria mais para Ipswich Town do que para Liverpool…