
Logo após a decisão do Charmosão-Raiz 2025, o departamento de saúde ocupacional do blog emitiu uma normativa proibindo expressamente que qualquer componente da equipe ouvisse o programa “Café com Vinagre”, estando a menos de 250 quilômetros de distância de Porto Alegre dos Temporais.
A razão, segundo os zelosos profissionais da saúde, é evitar surtos de indignação que provocassem uma corrida desabalada para a sede da IVI da Orfanotrófio no final da manhã a fim de dar um banho de aceto balsâmico no eterno Capitão Reche na sua hora de saída do estúdio em que passa a manhã bebericando café com vinagre, decorado com urtiga desidratada em vez da costumeira canela em pó apreciada por muitos.
Como Rio Grande se localiza a 320 km por rodovias e cerca de 260 NM navegando via Lagoa dos Patos, hoje foi autorizada a escuta do início do consagrado programa da manhãzinha “Café com Vinagre”, porque é dia de jogo do Grêmio no Paraguai pela Copa Sul-americana.
O Capitão, segue audivelmente inebriado pelo título recém-conquistado que, segundo ele próprio vale como título, sim, porque “sempre disse que os gauchões eram títulos do Grêmio!” durante os tais 15 anos de seca do Imortal, consagrados pela IVI em geral e comemorados com valsa por um jogador que hoje atua no Bragantino e com vestido de debutantes pelo ex-isento Baldasso.
O resumo da escuta foi despachado para a editoria do blog com os seguintes registros:
6h00: Chuvarada e desgraceira geral na cidade;
6h05: entrevista do presidente Guerra satisfeito por causa do superávit do Grêmio, que “é coisa de papel“, na prática o “Grêmio vendeu um novo Bitelo – Caíque! – por preço baixo“;
6h06: Cura de Braithwaite no exterior “deve ter sido por intervenção divina!“;

Depois de transformar as duas boas notícias do Grêmio em papo furado de contabilidade e motivo de desconfiança e crítica ao trabalho profissional médico do clube, incluído deboche sobre o nome no departamento reestruturado recentemente, segundo ele, “pomposo”, o Capitão começou a falar da partida de hoje.
6h11min: segundo o Capitão, a Sul-americana é um campeonato que o Grêmio “tem” que ganhar, pois, entre outras razões, debochou ele sem qualquer inflexão na voz, “até a Portuguesa já decidiu essa copa“;
6h12min30s: “Grêmio não tem time titular“;
6h13min30s: “um jogador do tamanho de João Pedro não pode virar 3º lateral-direito do elenco“;
6h14min: “Igor Serrote apareceu num Sub-20 da Seleção que tomou 6 x 0 da Argentina. Foi campeão, mas o que vai ser lembrado é a corneta que ele tocou pros argentinos e que Ramon continua o técnico“

6h14min45s: “houve desmentido que Cuellar ‘tá com problemas porque a mulher ficou na Colômbia e porque ele não recebeu parte do dinheiro das luvas, mas jornalista não vive de desmentido!“
6h15min: o rádio desligou automaticamente, por recomendação compulsória do departamento de saúde ocupacional do blog, pois, mesmo à distância mínima recomendada, o máximo de exposição ao êxtase avinagrado do eterno Capitão da IVI não pode ser maior do que 15 minutos, sob risco de provocar pico de pressão arterial, náuseas e estrabismo súbito induzido por irritação do canal auditivo.

Redação: Petroleiro de Rio Grande || contato: petroleiroRG@gmail.com