Corneta do RW

Uma velha lorota da IVI foi atualizada e agora virou ‘fake news’ repetitiva

=====================

O Álbum dos Ídolos da IVI tem sido muito bem recebido, bem como tem contado com valiosas contribuições de corneteiros de todo o mundo. A criação de ídolos falsianes é, sem dúvida, uma das especialidades da IVI, mas ela não para por aí.

A IVI cria mitos.

Um dos significados do termo “mito” se refere a um fato cuja ocorrência, existente na imaginação das pessoas, não pode ser comprovada e, portanto, pertence ao mundo da ficção. Isto é, quando se deixa a diplomacia de lado, mito também quer dizer ‘mentira‘. Não é à toa que o sujeito que tem tendência doentia para mentir é chamado de mitômano.

A IVI é pródiga em criatividade e, ao longo de sua história, contou com o auxílio luxuoso de notáveis de fora do jornalismo esportivo, os quais compõem as FAIVI, Forças Auxiliares da Imprensa Vermelha Isenta. Entre eles, estão brilhantes escritores colorados e humoristas influentes, como, por exemplo, os cartunistas que mantinham produção diária nos grandes jornais de Porto Alegre. Marco Aurélio e Sampaulo estão entre esses últimos.

Um dos tantos mitos criados pela IVI foi recentemente reiterado num ataque de modéstia de Rafael Sóbis, em que ele próprio se ombreia com Fernandão e Falcão durante uma entrevista a ESPN. Ele insiste em se referir à imagem de Falcão empurrando um carrinho de mão carregado, supostamente “ajudando na construção do Beira-Rio”.

=====================

=====================

Trata-se um mito criado e amplificado pela IVI. Uma ficção. Uma foto produzida e posada, feita especialmente para uma ilustrar matéria laudatória sobre o jogador, já em meados da década de 70. Em resumo, uma peça publicitária.

Falcão chegou a Porto Alegre em 1968, aos 15 anos de idade. O estádio foi inaugurado em abril de 1969, ao final de obras que se estenderam 10 anos, desde a primeira estaca implantada ou 6, se for considerada a data do lançamento da pedra fundamental em 1963.

=====================

=====================

O incentivador e colaborador do blog A. Leão – @___Leao____ – enviou a imagem acima, com o destaque para o automóvel ao fundo da foto. Este modelo, FIAT 147, foi lançado pela filial da montadora italiana no Brasil em 1976, sete anos após a inauguração do estádio. Portanto, tratava-se provavelmente de uma obra complementar, de reforma ou manutenção das instalações.

A luta de resistência contra a IVI, às vezes, cansa. Uma mentira repetida até enjoar, em especial por uma mídia empresarial poderosa como a IVI da Ipiranga, infelizmente, vira verdade. Sóbis, aparentemente, é mais um daqueles que acreditaram nela.

Pesquisa e ediçãoRW

RedaçãoPetroleiro de Rio Grande || contato: petroleiroRG@gmail.com

Compartilhe este post

Pesquisa

Assista e Inscreva-se!

Arquivo