Post dedicado a Carlos Alberto Bencke (grande estudioso das retrancas do futebol gaúcho).
Jornal do Brasil
Copa do Mundo de 1.966
A Alemanha jogava com Beckembauer de líbero e a Inglaterra tinha um esquema 4-4-2 que dentro do campo se transformava em um 5-3-2.
Alf Ramsey é o pai do Texas ..Influenciou maiores retranqueiros do sul do Brasil ( Froner,Sergio Moacir Torres Nunes,Daltro Meneses).Na imprensa tinha tratamento de popstar. Lauro “um beijo prati Luigi” Quadros e Ruy Carlos Ostermann eram ferrenhos admiradores do ingles.Os mandarins vermelhos (Ibsen Pinheiro e CIA) do futebol-força entoavam cânticos de louvor para o retranqueiro.
No Brasil o primeiro técnico a utilizar este modelo foi Carlos Froner.
A primeira vez foi no jogo Grêmio X Santos em 1.967.
GRÊMIO 1 X 1 SANTOS
Competição: I Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1ª Fase – Grupo B – Turno Único – 2º jogo
Data: domingo, 12/março/1967
Horário: 16 horas
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre
Árbitro: Anacleto Pietrobom (SP)
Renda: NCr$ 95 360,00 (Folha de São Paulo)
Renda: NCr$ 95 375,00 (O GLOBO) – Recorde de Renda no Rio Grande do Sul.
Público: 44 283 (Pesquisador Clóvis Martins – Almanaque do Santos FC)
Grêmio: Arlindo; Altemir, Ari Ercílio, Paulo Souza e Everaldo; Áureo, Sérgio Lopes e Paíca (Joãozinho); Babá, Alcindo e Volmir; Técnico: Carlos Froner
Santos: Gylmar; Carlos Alberto Torres, Oberdan, Orlando e Rildo; Lima e Mengálvio; Amauri (Copeu), Toninho, Pelé e Edu; Técnico: Antoninho
Gols: Pelé 4 e Alcindo 13 do 2º tempo
Fonte: Folha da Tarde
!0 meses depois da Copa do Mundo de 1.966 , Carlos Froner utilizou Ari Ercilio – Paulo Souza e Áureo (3 zagueiros) mais Altemir e Everaldo formando a linha de 5.
Áureo estava consolidado como ZAGUEIRO no Grêmio.Tinha sido centromédio em algumas partidas no Flamengo de Caxias.Assim como Altemir era zagueiro de origem e se consolidou como lateral.
Froner colocou Áureo de líbero e sacou João Severiano do time.Neste clássico contra o Santos Joãozinho entrou no decorrer do jogo.
Este sistema tático perdurou por 7 jogos.Depois Ari Ercilio voltou para o banco e João Severiano retornou para o time titular.
Como ideia de jogo foi a primeira vez que um técnico no Brasil utilizou 3 ZAGUEIROS formando uma linha de 5.
Froner criou um sistema gaudério da retranca .Fez uma mistura da seleção alemã com forte influência inglesa.
Segundo Carlos Alberto Bencke o Grêmio em um período anterior chegou a utilizar o lateral Ortunho como terceiro zagueiro.Assim como Felipão fez muitas vezes com Roger nos anos 90.
Certa vez ouvi em uma emissora de Porto Alegre que o treinador-trabalhador (Celso Roth) tinha sido o primeiro técnico a utilizar 3 zagueiros no Texas em 1.999 (Scheidt-Ronaldo Alves Eder)-.Erraram feio! Foi Carlos Froner.
Na semana em que o Brasil debate a linha de 5 de Abel Ferreira , eu lembrei do Capitão Froner.
Em tempo: não gosto deste tipo de futebol.